Col Gio Estadual Rom Rio Martin2

485 palavras 2 páginas
Colégio Estadual Romário Martins
Mickaele Eduarda Guerra da Silva Nº 30 turma: 2ºMA

Trabalho
De
Sociologia

Piraquara
2014

Principais semelhanças entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa

1. Os católicos ortodoxos e os católicos romanos aceitam os Concílios Ecumênicos como definidores doutrinários em matéria de fé e de moral. Assim, as Igrejas Orientais Antigas aceitam os três primeiros Concílios, nos quais atuaram; as Igrejas Bizantinas aceitam oito em que tiveram participação e a Igreja Latina (Romana) aceita 21 concílios de que fizeram parte. Mas os três primeiros Concílios, que definiram o Credo como base da fé cristã, são aceitos integralmente pelos três grupos.

2. Ambas as Igrejas aceitam as Escrituras e a Tradição como fontes de revelação cristã. As doutrinas aceitas pelas duas Igrejas se baseiam sempre numa ou noutra fonte.

3. Para consagração do pão e do vinho, durante a Divina Liturgia (Missa), ambas as Igrejas exigem dois procedimentos: a narrativa evangélica e a invocação do Espírito Santo. Uma coisa pode acontecer antes ou depois da outra.

4. As duas Igrejas admitem que a infalibilidade é prerrogativa da Hierarquia Eclesial, reunida em Concílio Ecumênico. Na Igreja Latina, contudo, em casos específicos e apenas sob rígidas condições, esse privilégio é estendido ao Papa.

5. As duas Igrejas entendem que o Bispo de Roma goza de primazia dentre os demais Bispos. Ele é o primeiro, conforme a tradição cristã, entre os iguais. Administrativamente, entretanto, ele restringe sua atuação apenas sobre sua comunidade eclesial. 6. As duas Igrejas consideram Maria como Mãe de Deus e atribuem à Virgem uma veneração muito especial. Qualquer definição de uma Igreja, isoladamente, não atinge a outra e vale, apenas, para cada jurisdição individualmente. Um exemplo é o dogma da Conceição Imaculada, bem recente (séc. XIX) que é uma devoção exclusiva da Igreja Latina, não atingindo as Orientais.

7. Ambas as Igrejas

Relacionados