Col Gio Comercial
CRIPTOGRAFIA
Fundamentos de Informática.
Lucas Emanuel, Mário José de Oliveira Calefi, Welington Luiz da Costa.
SUMÁRIO:
1. RESUMO
2. OBJETIVO
3. INTRODUÇÃO
4. HISTÒRIA
4.1 CRIPTOGRAFIA MANUAL
4.2 CRIPTOGRAFIA DE MAQUINAS
4.3 CRIPTOGRAFIA DE REDE
4.4 IMPORTÂNCIA DA CRIPTOGRAFIA
5. CONCLUSÃO
6. BIBLIOGRAFIA
1. RESUMO:
A criptografia é a ciência que oculta o significado de uma mensagem e tem como ferramenta os recursos matemáticos para cifrar e decifrar mensagens, de acordo com a historia vem acontecendo desde 1900 a.C. O ato decifrar consiste em transformar um texto normal em texto secreto, e o ato de decodificar é a operação inversa consiste em transformar um texto cifrado em texto normal. Veremos os conceitos históricos da criptografia e suas definições.
2. OBJETIVO:
Neste trabalho iremos abordar a Criptografia, sua historia e suas abrangências desde o primórdio até os dias atuais. Mostraremos como foi à passagem das técnicas manuais até as digitais, e que com a evolução mudaríamos os códigos de guardar tesouros para ganhar guerras.
3. INTRODUÇÃO:
Desde os primórdios que o homem tem sentido a necessidade de guardar segredos. Sejam segredos familiares, sentimentais, pessoais, religiosos, militares ou governamentais. Tão forte quanto a necessidade da espécie humana de guardar segredos é a vontade dos mesmos humanos em desvenda-los. Essa tem sido uma batalha que, ao longo dos anos vem sendo travada entre aqueles que querem guardar segredos e os que querem desvenda-los. Surge então a Criptografia que é "Cripto" que vem do grego kryptós e significa oculto, envolto, escondido. Também do grego, graphos significa escrever.
Hoje em dia a criptografia voltou a ser muito utilizada devido à evolução dos meios de comunicação, à facilidade de acesso a estes meios e ao volume muito grande de mensagens enviadas. Telefone fixo e