Coisasasa
880 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
SQM0457- Laboratório de Química Inorgânica para Engenharia de Materiais
Prática n°6: Reatividade de Metais
Docente: Prof. Dr. Victor Marcelo Deflon
São Carlos, Dia 30 de Maio de 2013
Introdução
Utilizando os conhecimentos adquiridos em sala e no laboratório, em especial na última pratica sobre Oxi-redução, os alunos foram ao laboratório para aprenderem sobre Reatividade de materiais metálicos em diversas situações.
Como futuros engenheiros de materiais, é de extrema importância o conhecimento sobre a reatividade de metais. No experimento, será estudado em meio ácido e básico, prioritariamente. Ve-se a importância disso na literatura que descreve a interação entre reaitividade e Potenciais de Oxidação, sendo que elementos com alta Reatividade tendem a reagir e oxidar. Aplicando esse conhecimento, observa-se importância na construção civil, por exemplo, onde vigas de sustentação tem que ser postas na edificação.Não por acaso, ligas de aço são utilizadas, por terem baixa reatividade.
Como pode-se perceber, esses conhecimentos tem infindas aplicações na vida do ser-humano atual, sendo que o potencial financeiro das aplicações é muito elevado. Na teoria viu-se que os metais que têm maior tendência de ceder elétrons são mais reativos e aparecem no início da fila de reatividade dos metais. Os metais menos reativos, com menor tendência de ceder, aparecem no final da fila. Os metais reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas.
Fila de reatividade: Li,K,Rb, Cs,Ba,Sr,Ca,Na,Mg,Al,Mn,Zn,Fe,Co,Ni,Pb,H,Cu,Ag,Pd,Pt,Au
Menos nobre Mais nobre
Utilizado-se disso, variou-se os reagente com os 3 metais utilizados para ver com quais combinações as reações seriam realizadas com sucesso, ou seja, na prática ver como funciona a fila de