coisas
A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral.
Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.
Conceitos
Principal ou Capital ou Valor Presente: Valor que está sendo emprestado ou investido.
Juro: Compensação paga pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento) para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. Pode ser expresso em valor monetário ($) ou como uma taxa de juro (%).
Saldo: É a soma do Principal com o Juro em um determinado momento.
Parcela ou Pagamento: Valor pago pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento).
Existem basicamente dois regimes de capitalizaçâo:
• Simples e Composto:
• Capitalização Simples:
A taxa incide apenas sobre o capital originalmente aplicado, portanto, os valores dos juros incorridos são sempre constantes.
• Capitalização Composta ou Juros Compostos:
A taxa incide sobre o valor acumulado (capital mais juros) do período anterior, logo, os juros crescem de forma exponencial.
Os conceitos da matemática financeira estão bastante presentes no cotidiano das pessoas e que conhecê-los possibilita escolher as melhores opções de financiamento de um carro ou de uma casa, por exemplo. Ela também oferece ferramentas que permitem analisar se é mais vantajoso pegar um empréstimo, abrir um crediário ou ainda pagar compras no cartão de crédito.
Precificação:
Muito utilizada pelas empresas para calcular o valor que deve ser cobrado por um produto ou serviço.Os preços são calculados com base nos custos de matéria-prima e de mão de obra e que o valor que a empresa ganha além dessa conta se chama margem de lucro.Os preços podem sofrer variações conforme o aumento ou a diminuição dessas variáveis.