cogumelo
Índice
Introdução
O que me motivou a realizar este trabalho foi especialmente o meu interesse em conseguir identificar quais os cogumelos que são ou não comestíveis. Frequentemente utilizo cogumelos na confeção de vários pratos nomeadamente: saladas, omeletes, pratos de carne etc., mas por vezes surgem-me dúvidas acerca da preservação, preparação, limpeza e confeção dos mesmos, com a realização deste trabalho irei desenvolver os pontos acima citados assim como outros que considero importantes para aprofundar o meu conhecimento acerca dos cogumelos.
Cogumelos
Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos. A frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, tendo uma variedade de formas e cores.
Assim como as bactérias obtêm alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, alguns obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos.
Os cogumelos são estruturas macroscópicas produzidas por alguns fungos durante a reprodução sexuada que têm uma função semelhante aos frutos, ou seja, a produção, proteção e dispersão dos esporos.
Estas estruturas são bastante curiosas e misteriosas, porque surgem normalmente após grandes chuvadas e quando a temperatura é favorável, desaparecem rapidamente.
Para além disso, apresentam diferentes formas, tamanhos, cores, cheiros e texturas, que irão favorecer o processo de dispersão dos esporos.
Muitos cogumelos são comestíveis, sendo alguns deles generosamente cultivados com aplicação de cuidados específicos. Outros, no entanto, são tóxicos (venenosos) podendo em alguns casos levar à morte.
Como se alimentam?
Os cogumelos vistosos, com cheiros fortes e sabores apetitosos atraem os animais, que os comem e transportam os esporos no interior ou exterior do corpo, contribuindo assim para a sua reprodução. Os cogumelos menos