cognição e inteligencia
Neste trabalho abordamos cinco temas unificadores. Primeiro é a natureza empírica da psicologia. Em segundo lugar, nossa revisão da cognição e inteligência demonstrou a importância dos fatores culturais.Em terceiro lugar, nosso estudo mostrou que a inteligência é moldada por uma interação complexa de hereditariedade e fatores ambientais. Em quarto lugar, vimos mais evidências de que a psicologia se desenvolve em um contexto histórico-social. O tema final foi a natureza subjetiva da experiência humana, que proeminente em nossa discussão acerca das particularidades no processo humano de tomada de decisão.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento e compreensão no aprofundamento destes temas.
Cognição e Inteligência
Tipos de problemas
A resolução de problemas refere-se a esforços ativos para descobrir o que deve ser feito para alcançar um objetivo que não está prontamente disponível.
• Problemas de estrutura indutiva. A pessoa deve descobrir as relações entre as partes do problema.
• Problemas de disposição. A pessoa deve arranjar as partes de modo a satisfazer alguma critério. Elas podem geralmente ser arranjadas de várias formas, mas apenas um ou alguns dos arranjos formam a solução.
• Problema de transformação. A pessoa deve elaborar uma sequência de transformações para atingir seu objetivo específico.
Obstáculos na resolução eficiente de problemas
Psicólogos identificam uma série de barreiras que frequentemente impedem os esforços de chegar a uma conclusão. Obstáculos comuns à solução afetiva de problemas incluem um foco de informação irrelevante, fixidez funcional, configuração mental e imposição de restrições desnecessárias.
Informação irrelevante
A “pegadinha” é que esses problemas contêm informação irrelevante que devia a atenção das pessoas.
Stemberg diz que é comum as pessoas presumirem incorretamente que toda informação numérica em um problema seja necessária para