coesão textual
(Do livro Técnicas de redação, da Lucília H. do C. Garcez, cap. 7. Do livro Português: literatura, produção de textos e gramática, da Samira Y. Campedelli e de Jésus B. Souza. Produção de textos, cap. 2)
Na elaboração de um texto criam-se laços de citação entre seus próprios elementos constituintes, de maneira que se forme um tecido harmonioso, uma rede bem urdida de relações gramaticais e de significado. É a coesão textual.
Mecanismos ou recursos de coesão: A manutenção do tema é um caminho (ligação temática, mas não é suficiente em textos dissertativos. Temos também os estabelecidos pelo sistema gramatical. Elementos como a ordem das palavras do período, as marcas de gênero e número, os pronomes pessoais, os tempos e modos verbais, os artigos, a concordância e os conectivos (preposições, pronomes relativos, conjunções) funcionam também como elos coesivos.
Existem ainda quatro estratégias de coesão, que dependem das escolhas estilísticas do redator:
a) Coesão referencial
b) Coesão lexical
c) Por elipse
d) Por substituição
1. COESÃO REFERENCIAL: ocorre pela citação de elementos do próprio texto. Usamos pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, expressões adverbiais que indicam localização (a seguir, acima, abaixo, anteriormente, onde, aqui).
EXEMPLO:
“A EXPLOSÃO DA INFORMAÇÃO É UMA DAS CAUSAS DO STRESS DO HOMEM MODERNO. ELA PODE PROVOCAR DIVERSAS FORMAS DE ANSIEDADE.”
2. COESÃO LEXICAL: se a unidade temática nos exige uma certa redundância, podemos retomas ideias já citadas e partes de ideias. Daí o uso de sinônimos e de expressões equivalentes para substituir elementos já conhecidos pelo leitor.
EXEMPLO:
“O DOUTOR FULANO DE TAL FALOU AO NOSSO REPÓRTER NO INTERVALO DO CONGRESSO. O CIENTISTA ENTREVISTADO RECONHECE QUE A PARTIR DO EMPREGO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS FOI POSSÍVEL RACIONALIZAR OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO. AGORA ESSE ESTUDIOSO QUER CONTRIBUIR PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER.
3. COESÃO POR ELIPSE: a estrutura