Coesão social
Coesão Social é o termo que representa as forças que mantém os homens juntos em sociedade e que lhe permite viver em uma ordem social.
Essa foi a maior preocupação do sociólogo Émile Durkheim, que procurou explicar através de seu livro ‘’Da divisão do trabalho social’’. Neste, ele procura demonstrar que a crescente especialização do trabalho promovida pela produção industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade.
Mas o que seria a solidariedade social?
Para compreendê-la é preciso levar em consideração as ideias de consciência coletiva e consciência individual. Cada um de nós teria uma consciência própria (individual) a qual teria características peculiares e, por meio dela, tomaríamos nossas decisões e faríamos escolhas no dia a dia. A consciência individual estaria ligada à nossa personalidade. Mas a sociedade não seria composta pela simples soma de homens, e sim pela presença de uma consciência coletiva (ou comum). A consciência individual sofreria a influência de uma consciência coletiva, a qual seria fruto da combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, de nossos sentimentos comuns, daquilo que temos como certo ou errado, honroso ou desonroso e, dessa forma, ela exerceria uma pressão externa aos homens no momento de suas escolhas, em maior ou menor grau. Ou seja, para Durkheim a consciência coletiva diria respeito aos valores daquele grupo em que se estaria inserido enquanto indivíduo, e seria transmitida pela vida social, de geração em geração por meio da educação, sendo decisiva para nossa vida social.
A soma da consciência individual com a consciência coletiva formaria o ser social, o qual teria uma vida social entre os membros do grupo.
Tipos de Solidariedade:
Solidariedade Mecânica: Um sabe fazer quase todas as coisas de que necessita para viver. O que une as pessoas é a aceitação de um conjunto de