coesao e coerencia; tema e titulo; fato e opiniao
Para que um texto fique claro é necessário que tenha coesão e coerência. Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir as pessoas a compreensão do que é dito, ou lido. Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e retomada do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto.
A coesão pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores. Numa linguagem figurada, a coesão é uma linha imaginária, composta de termos e expressões que une os diversos elementos do texto e busca estabelecer relações de sentido entre eles.
Já a coerência é resultante da não-contradição entre os diversos segmentos textuais que devem estar encadeados logicamente. Cada segmento textual é pressuposto do segmento seguinte, que por sua vez será pressuposto para o que lhe estender, formando assim uma cadeia em que todos eles estejam conectados harmonicamente. Quando um seguimento atual esta em contradição com um anterior, perde-se a coerência textual
Um texto incoerente é o que carece de sentido ou o apresenta de forma contraditória. Muitas vezes essa incoerência é resultado do mau uso daqueles elementos de coesão textual.
Tema e Titulo
Muita gente confunde tema e título, porém são coisas completamente diferentes. O tema é o que vai ser falado no texto e o titulo é o nome dado a esse texto.
Explicando melhor, o tema é algo mais abrangente e consiste na tese a ser defendida no próprio texto.
Já o título é algo mais sintético, é como se fosse aprofundando o assunto que será posteriormente discutido, é uma frase curta em que se resuma a ideia do seu texto, o titulo é o que vai atrair o leitor e criar nele um interesse
Fato e Opinião
Distinguir fato de opinião é fundamental na hora de desenvolver um texto dissertativo. A