Coesao Textual
- Conceito de Coesão
Segundo Irandé Antunes, a coesão é como “uma espécie de ligação, de laço, que dá ao texto unidade de sentido ou unidade temática”, isto é, a coesão é algo que pode proporcionar o encadeamento de ideias em um texto, de forma a contribuir com a sua inteligibilidade, se nao ao contrário do que ocorre, muitas vezes, em situação de escrita na escola, por meio da criação de frases isoladas de seus contextos
A Coesão Textual nada mais é que um procedimento de ligação entre as palavras do texto, como se no começo do texto tivesse uma ligação com o final, e um texto que não houvesse a coesão, iria ficar bem desentendido ao leitor.
- Mecanisno de Coesão
São mecanismos que estarão divididos de acordo com a função coesiva e com os significados que produzem. Esses elementos de ligação serão tratados, portanto, no âmbito da Coesão Referencial, da Coesão Lexical e da Coesão Sequencial.
- Mecanismos de Coesão Referencial
Segundo Ingedore Koch, a coesão referencial é como “aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) do universo textual.”
Se refere aos pronomes, como mecanismo fundamental na organização de um texto, existem duas categorias a serem examinadas, e que mostram sua função, como recursos coesivos na substituição de outras palavras. Trata-se da anáfora e da catáfora
- Anáfora
Anáfora é um termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.
- Catáfora
Catáfora é um termo ou expressão que faz referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.
Ao sabermos disso, podemos dizer que a