coesao textual
Em seguida classificaremos alguns mecanismos de coesão, a fim de alcançar com lucidez, uma compreensão maior e melhor no uso destes, em qualquer tipo de texto.
E por fim, aplicaremos estes mecanismos em diversos exemplos, consolidando todo o aprendizado.
Coesão: é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
COESÃO TEXTUAL :Beaugrande (1997: 13) disse que “Um texto não existe como texto, ao menos que alguém o processe como tal” (apud MARCUSCHI, 2008, p. 89), com essa afirmação analisam-se alguns fatores: o texto não sendo um artefato e nem um produto, sua existência depende de que alguém lhe processe em algum contexto; e situa-se num contexto sociointerativo; ele só será considerado texto se oferecer interpretação e compreensão do indivíduo.
Segundo o professor Eronildo Ferreira, coesão é “o encadeamento semântico que produz a textualidade”. Sendo assim, percebe-se a sua vital importância para que haja comunicação inteligível entre os seres humanos, possibilitando que um texto tenha sentido em existir, permitindo que suas ideias sejam alcançadas por todos os leitores que tiverem contato com ele.
A palavra texto provém do latim "textum", que significa tecido, entrelaçamento. Expondo de forma prática, podemos dizer que texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais organizados de acordo com a lógica do autor.
Há de se convir que um texto também deve ser claro, estando essa qualidade relacionada diretamente aos elementos coesivos (ligação entre as partes). MINHA PARTE