Coesao social
Tirarás da terra com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.
Comerás o teu pão com o suor do teu rosto.
(Gen. 3 - 17, 19)
A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.
(CF, Título VIII - DA ORDEM SOCIAL - Art. 193)
A busca da ordem social tem início com a literatura sagrada (remeter para o Direito Natural).
No dizer de Goethe: "Com Voltaire é o mundo antigo que termina, com Rousseau é um mundo novo que começa."
No ocaso de sua existência, o próprio Rousseau assim se exprimia acerca de "O Contrato Social": Aqueles que se gabam de compreendê-lo inteiramente são mais hábeis do que eu: é um livro para refazer; mas não tenho mais forças nem tempo para isso.
Afonso Bertagnoli
"DO PACTO SOCIAL"
Suponho aos homens terem chegado a um ponto em que os obstáculos que atentam a sua conservação no estado natural excedem, pela sua resistência, as forças que cada indivíduo pode empregar para manter-se nesse estado. Então este estado primitivo não pode subsistir, e o gênero humano pereceria se não mudasse de modo de ser.
Pois bem, como os homens não podem engendrar novas forças, senão somente unir e dirigir as existentes, não têm outro recurso para sua conservação além de formar por agregação de uma soma de forças que possa sobrepujar a resistência, pô-las em jogo para um só móvel e fazê-las agir conjuntamente.
Esta soma de forças não pode nascer senão do concurso de muitas; porém, não sendo a força e a liberdade de cada homem os primeiros instrumentos de sua conservação, como poderá combiná-las sem destruí-las e sem esquecer os seus cuidados? Essa dificuldade pode enunciar-se nestes termos:
Encontrar uma força de associação que defenda e proteja a pessoa e os seus bens de cada associação de qualquer força comum, e pela qual, cada um, unindo-se a todos, não obedeça portanto senão a si mesmo, ficando assim tão livre como dantes. Tal é o problema que o Contrato