COES O
Ano letivo 2012 / 2013
Ficha Informativa
Conhecimento Explícito da Língua – Coesão Textual
Nome: _____________________ Nº _____ Ano: _____ Turma: ____
Data:___ / ___ / __
Coesão Textual
O termo coesão abrange os processos linguísticos de sequencialização que asseguram a continuidade de sentido entre diferentes elementos do texto.
Existem elementos de coesão que organizam uma ligação linguística significativa entre os componentes do texto.
A unidade significativa de um texto é, assim, construída com base na articulação e interligação de distintos componentes gramaticais ou lexicais.
Deste modo, a coesão pode verificar-se a dois níveis: gramatical e lexical.
Coesão frásica – ligação entre os componentes da frase, tendo em conta: a ordem das palavras na oração - organização sintática: sujeito, predicado com os seus complementos; os princípios da concordância - género, número, tempo, modo; os princípios de regência - aqueles que a construção sintática exige.
Coesão interfrásica – processo de ligação de frases assegurado pelos articuladores do discurso. Existe uma interdependência semântica entre as frases que constituem o texto.
coordenação de orações; subordinação de orações.
Assim que chegar, começo a fazer o teu bolo de anos.
Coesão referencial – Processo que depende do conhecimento do discurso anterior e da situação de comunicação. Integra a anáfora, a catáfora, elipse e correferência não anafórica.
Anáfora
A anáfora é uma categoria de referência, que permite que uma expressão seja compreendida porque é possível associá-la a uma outra referida anteriormente no discurso (o antecedente).
A Verónica omitiu-se de expressar o seu parecer e, por isso, ninguém a ouviu na reunião.
O determinante possessivo seu e o pronome pessoal a retomam o antecedente – A Verónica – e instituem-se como anáforas ou termos anafóricos.
A relação entre o termo anafórico e o antecedente é uma relação textual cuja interpretação depende da memória discursiva,