Coes O Ades O
REQUISITOS FUNCIONAIS E FÍSICOS EM
PRÓTESES TOTAIS
Functional and fisicals aspects in complete denture
Humberto GENARI FILHO1
RESUMO
Os pacientes que são submetidos à reabilitação com prótese total esperam que a mesma possa lhes dar conforto e que sejam estéticas. Estes dois fatores estão intimamente vinculados aos requisitos funcionais, representados pela retenção, suporte e estabilidade do aparelho protético bem como aos requisitos físicos relacionados principalmente à extensão, recorte muscular e selamento periférico.
Estes requisitos e sua interdependência são capazes de explicar os motivos pelas quais as próteses permanecem aderidas aos maxilares desdentados quando forças tendem desaloja-las, ou a resistência às forças que as comprimem contra os tecidos de sustentação.
Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar para aqueles que trabalham com próteses, especificamente as próteses totais, a necessidade do conhecimento destes requisitos e de sua aplicação, para garantir melhor qualidade traduzida por boa retenção, suporte e estabilidade adequados, propiciando o conforto esperado tanto pelo profissional como pelo paciente.
UNITERMOS: Prótese Total; Retenção; Estabilidade em dentadura
INTRODUÇÃO
Uma dentadura quando em função, na mastigação, deglutição, fonação e outros atos, recebe forças que em determinados momentos tendem a deslocá-la ou então comprimi-la contra os tecidos que a suportam, que se caracterizam como forças extrusivas ou intrusivas, respectivamente.
Assim, as forças extrusivas promovem o desalojamento, e as intrusivas, aquelas que tendem a comprimir a prótese (Saizar10,1972). Pensando dessa forma, poderíamos questionar os motivos pela qual uma prótese permanece aderida a um maxilar desdentado ou seja, por que e como, em uma boca desdentada, a dentadura permanece aderida, mesmo sofrendo a ação das forças acima citadas? Para encontrarmos a resposta temos que entender os princípios que regem esta ação e seus efeitos tanto sobre