COERENCIA E COESÃO
COERÊNCIA E COESÃO
Coerência deve ser entendida como unidade do texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico , em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo. No texto coerente, não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais.
A conexão interna entre os vários enunciados presentes no texto dá-se o nome de coesão. Dizse, pois, que um texto em coesão quando os seus vários enunciados estão organicamente articulados entre si, quando há concatenação entre eles. A coesão de um texto, isto é , a conexão entre os vários enunciados não é fruto do acaso, mas das relações de sentido que existem entre eles. Essas relações de sentido são manifestadas sobretudo, por certa categoria de palavras, as quais são chamadas conectivos ou elementos de coesão. FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. 17º ed. - São Paulo: Atica, 2007.
PROBLEMAS DE ESTRUTURAÇÃO DA FRASE
FRASES FRAGMENTADAS
Frase é a expressão de um pensamento completo e, por isso, é fechada por um ponto final. Pode conter uma ou mais orações. Exemplos: a- Não viajarei nos próximos feriados. (Oração absoluta). b- Assumi um compromisso, portanto não viajarei nos feriados. (Orações coordenadas). c- Já estava no ônibus, quando percebeu a falta do seu celular. (Oração principal + oração subordinada de tempo). d- Embora ainda esteja no primeiro ano da faculdade, ele já se candidatou à monitoria. (Oração subordinada concessiva + oração principal)
A falta de noção de frase é responsável por falhas sérias de redação, pois se se colocar o ponto final, sem a preocupação de verificar se o pensamento está completo, se existe sujeito, verbo e seus complementos, haverá o risco de fragmentos ficarem soltos. Exemplos: a- Já estava no ônibus. Quando percebeu a falta de seu celular. b- Ele já se candidatou à monitoria. Embora esteja no primeiro ano de