Coerencia e coesão
É uma fonte de calor utilizada para o aquecimento de substâncias no laboratório.
Quando se usa o bico de Bunsen, deve-se primeiramente fechar a entrada de ar; em seguida, um fósforo deve ser aceso perto do ponto mais alto da câmara de mistura, daí, a válvula de gás pode ser aberta, dando origem a uma chama grande e amarela que desprende fuligem. Esta chama não tem uma temperatura suficiente para o aquecimento de substância alguma, para conseguir uma chama mais "quente", a entrada de ar deve ser aberta até que se consiga uma chama azul; isto ocorre porque o oxigênio mistura-se com o gás, tornando a queima deste mais eficiente.
Materiais e Métodos
→Bico de Bunsen
→Lima
→Régua
→Caneta (pincel)
→Vidro de Relógio
→Tela de Amianto
→Gás e fósforo Procedimentos
Pegamos um vidro capilar com 60 cm, medimos duas partes de 30 cm e marcamos com uma caneta atômica (pincel), depois de feito isso pegamos um lima e lixamos no local marcado, depois pegamos o vidro capilar e apoiamos os polegares no ponto lichado e exercemos uma pressão sobre o vidro capilar e se rompeu, ou seja, quebrou no ponto lixado. Esquentamos até fazer um dobramento de 90° C.
Discussão e Interpretação dos Resultados
A chama está amarela e está com duas camadas. O porquê está amarelo? E identificar as três regiões? Colocamos um palito sobre a chama do bico de bunsen mais o palito não foi queimado por baixo, só por cima.
Conclusão
Concluímos que ao ligar o bico de bunsen ficou evidente a importância de verificar as saídas de gás, os experimentos realizados puderam confirmar vários itens teóricos no aprendizado da Química, como a formação de precipitados, a liberação de calor em uma reação, a combustão e formação de óxidos, mudança de cor e formação de novos compostos.