COERENCIA ENTRE NOSSOS PLANOS E NOSSA PRATICA
A algum tempo o Senhor me inquieta em relação a uma questão muito relevante na vida cristã: a incoerência.
Mas o que é isso?
Incoerência é contradição entres gestos e palavras, ou entre discurso e pratica. A pessoa incoerente não sabe o que quer, pois fala uma coisa e faz outra bem diferente do que faz.
Alguns exemplos: o jovem diz: quero ser pastor! Mas sua vida é um constante de idas e vindas da igreja, só se mete em confusão, namoros equivocados, vida cheia de desvios, etc. Nesse caso, o plano está completamente dissonante das atitudes.
A Bíblia nos diz que nos bata pedir e nos será dado? Em Mateus 7.7 realmente está escrito “peçam e vos será dado”: “Pedi e se vos dará. Buscais e achareis. Batei e vos será aberto.”
Vejo muitos cristãos travando dias e dias de oração, anos freqüentando cultos, alimentando no coração um desejo e esses desejos não se realizam.
Com o tempo, esses cristãos vão perdendo estímulo, vão deixando os cultos e até se tornam incrédulos, impedindo o crescimento da obra de Deus.
Salomão já dizia isso: Prov 13.12 – “A esperança que retarda deixa doente o coração, mas o desejo satisfeito é árvore de vida.”
“Esperança retardada faz adoecer o coração; o desejo realizado, porém, é uma arvore de vida.”
Hoje vou tentar mostrar-lhes um outro horizonte acerca desse fato, uma visão simples, mas quem sabe nunca pensada por você.
Abramos nossas Bíblias em Provérbios 16.1-9
“Cabe ao homem formular projetos em seu coração, mas do Senhor vem resposta da língua. Todos os caminhos parecem puros ao homem, mas o Senhor é quem pesa os corações. Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito. Tudo fez o Senhor para seu fim, até o ímpio para o dia da desgraça. Todo coração altivo é abominação ao Senhor: certamente não ficará impune.