coentro
O coentro
O coentro é parente da salsinha, o que explica ele também ser chamado de salsinha chinesa. Por mais que haja essa peculiaridade, as duas ervas são bem diferentes. (Revista Nutrição em Pauta/ed.Mar-Abr/ 2005).
O coentro é natural do sul da Europa e da região mediterrânea e foi cultivado no Egito Antigo para fins culinários e medicinais. As sementes do coentro sempre foram usadas como especiarias e hoje o coentro é muito utilizado na Europa, já suas folhas não são muito utilizadas por lá, fora Portugal, mas são muito utilizadas nas Américas e no sudoeste Asiático e no Oriente médio suas folhas são bastante populares. (Revista Nutrição em Pauta/ed.Mar-Abr/ 2005).
Suas propriedades É digestivo, anti-séptico e calmante, em alguns países ocidentais é considerado afrodisíaco e serve para o aumento das glândulas mamárias, ele tem 4 vezes mais caroteno do que a salsa e 3 vezes mais cálcio que a mesma, contem sais minerais, proteína, niacina e vitamina B. São ricas em ferro e vitamina C, ela ajuda a neutralizar o hálito de alho e ainda ajuda no combate à fadiga e algumas enxaquecas. (Fernanda Botelho, Plantas Medicinais “Ervas silvestres e flores comestíveis” 2013, Dinalivro). Suas sementes são mundialmente famosas por muitas propriedades contida nelas, é um excelente digestivo pós refeição, alivia dores estomacais, vômitos entre outros, é estimulante do apetite e ajuda na secreção gastro-intestinais. (Fernanda Botelho, Plantas Medicinais “Ervas silvestres e flores comestíveis” 2013, Dinalivro). São conhecidas por seu caráter curativo. Na Europa são chamadas de “Planta anti-diabética”, na Índia são muito utilizadas por suas propriedade anti-inflamatórias e veem sendo aplicadas como redutoras de colesterol nos EUA. (Revista Nutrição em Pauta/ed.Mar-Abr/ 2005).