Coentro
Coentro é uma planta da família das belíferas e suas principais características são as folhas e sementes aromáticas. Coentro é derivado da palavra grega Kõris que significa erro, a planta ganha esse nome por causa do cheiro ofensivo quando está bem verde (ALGRANTI, 2000). Do latim coriandrum significa cheiro de percevejo devido ao aroma forte exalado por todas as partes verdes da planta. (HISTÓRIA DO COENTRO, 2009). Devido a este forte aroma, o coentro costuma roubar a cena dentro de uma preparação culinária.
É considerada uma erva e pode ser utilizada como tempero aproveitando-se tanto as folhas como as sementes. Ainda, as sementes também conhecidas como grãos possuem aroma agradável, principalmente depois de secas. Já as folhas do coentro são bem semelhantes as folhas da salsinha italiana como mostra a figura 1 (ALGRANTI, 2000 ) .
Figura 1: Folhas de Coentro
Fonte: portalsaofrancisco.com. br
Usado em vários países do mundo foi levado para Europa pelos romanos que usavam uma mistura de coentro, vinagre e cominho pra conservar as carnes. Esta erva é cultivada na medicina e culinária há pelo menos, três mil anos. Os chineses chegaram a acreditar que a planta conferia a imortalidade, e na Idade Média faziam parte dos elixires do amor, como afrodisíacos (MARTINS, 1994). Consumida em diversas regiões do Brasil, especialmente no norte e nordeste, a ingestão do coentro visa não somente a obtenção de massa verde utilizada na composição de diversos pratos, como o seu uso para temperos. Já as sementes são bastante utilizadas na indústria alimentícia como condimentos para carne defumada e fabricação de pães, doces, picles e licores finos (ZENZI, 2009)
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Mostra os diferentes tipos de preparo com o coentro
2.2 Objetivo Específico
Elaborar uma receita com o coentro
3 HISTÓRIA
O uso de coentro pode ser rastreado até 500 A.C, tornando-se uma das mais antigas especiarias do mundo.