Codigo Gray
Curso: Engenharia Mecatrônica
Disciplina: Sistemas Digitais I
Professor: Marco Antonio Bergamaschi
Relatório 3: Código Gray
COMPONENTES: Aldemir 201300968
Diogo 201300983
Guilherme Eduardo Catarino 201201520
30/05/2014
Introdução
O código de Gray é um sistema de código binário inventado por Frank Gray. O código é não ponderado onde de um número para outro apenas um bit varia. Este sistema de codificação surgiu quando os circuitos lógicos digitais se realizavam com válvulas termo iônicas e dispositivos eletromecânicos. Os contadores necessitavam de potências muito elevadas e geravam ruído quando vários bits modificavam-se simultaneamente. O uso do código Gray garantiu que qualquer mudança variaria apenas um bit.1
Atualmente o código Gray é utilizado em sistemas sequenciais mediante o uso dos Mapas de Karnaugh, já que o princípio do desenho de buscar transições mais simples e rápidas segue vigente, apesar de que os problemas de ruído e potência tenham sido reduzidos.
História
O código binário refletido foi aplicado para assertivos matemáticos dantes de ser usado para a engenharia. O engenheiro francês Émile Baudot deu-lhe uma aplicação ao código de Gray em 1878 em telegrafia, trabalho pelo qual foi condecorado com a Legión de Honra.
O código Gray é atribuído em algumas ocasiões, em forma incorreta, [ a Elisha Gray (em Principles of Pulse Code Modulation, K. W. Cattermole, por exemplo.)
Até a primeira metade dos anos 1940 os circuitos lógicos digitais realizavam-se com válvulas de vazio e dispositivos eletromecânicos. Os contadores precisavam potências muito elevadas à entrada e geravam