codigo florestal
Cultura
A autora começa definindo cultura como hábitos que as pessoas realizam no seu cotidiano. Para ela isso ocorre pelas crenças, motivações de valores que as pessoas acreditam.
Ela ainda complementa que a cultura, é tudo o que o ser humano produz diante de seu desenvolvimento intelectual, como costumes e valores de uma sociedade.
Segundo Silvia Mara a marca da cultura contemporânea é o sedentarismo.
Quanto mais se pesquisa a ciência, mais os filósofos se convencem que o ser humano é existente pela cultura, ou seja, os homens são seres culturais por natureza.
A autora compara em seu texto alguns conceitos sobre a cultura, entre eles o filosófico, o humanista e o etnológico.
No seu conceito filosófico, cultura significa o que o homem reflete sobre o sentido de tudo no mundo, e não só o que ele sente e faz. Já no conceito humanista cultura vem dos romanos, a partir do cuidado agrícola. E no conceito etnológico, cultura é simplesmente a forma típica em que o ser humano escolhe viver.
Diante desta conclusão, presuma-se que cultura é dada pelo meio em que o ser humano habita, ou seja, o homem habitua-se a tal cultura devido a sociedade em que ele vive.
Mas se usarmos o Brasil como exemplo, iremos perceber que cada região tem seus valores, costumes e crenças. Porém em um olhar mais amplo de outros países, somos considerados apenas como futebol e carnaval.
Então será que cultura é o que vivemos no nosso cotidiano, ou o que fazemos com tanto fervor a ponto de ser visto e reconhecido por outros povos e outras culturas?