codigo de detecção de erros
Códigos de Detecção de Erros
Detectar um erro é uma tarefa mais simples do que detectar e corrigir. Nem sempre é possível solicitar uma retransmissão. Todos os métodos utilizam a inserção de bits extras (Esses bits podem ser obtidos a partir da informação original e o receptor recalcula os bits extras)
Um método ineficiente, mas muito utilizado para detectar erros é a Paridade;
Um método mais eficiente é o uso de um código polinomial ou CRC (Cyclic Redundancy Check);
Existem três códigos de detecção de erros frequentemente utilizados que são: Verificação de paridade, checksum e CRC.
Verificação de paridade:
Esta técnica é a mais utilizado para detectar erros. Diz-se que a sequencia é um bit de pariade quando a sequência tiver um numero par de 1´s, mas se tiver um numero ímpar de 1´s a menssagem está incorrecta.
Exemplos:
11001100- A menssagem está correcta.
10101011- A menssagem está incorrecta.
Checksums:
Esta técnica serve mais para detectar erros na internet. Esta verificação é ao nível de transporte de menssagens e baiseia-se na soma do conteúdo do segmento que é colocado numa posição da trama UDP, no lado do emissor. No recptor há lugar novamente á soma do segmento. Se da soma de checksums resultarem apenas de 1´s, podemos inferir que não houve erro na transmissão, caso contrário, existiu erro na transmissão. Esses erros são assinalados nas posições que da soma de checksums resultem zeros. Os erros podem ocorrer no segmento ou no própio código detector de erros.
CRC- Cyclic Redundancy Check:
Esta técnica é mais eficiente que as anteriores. Ela também e chamada por detecção polinomial. Este método consiste em adicionar um conjunto de bits à menssagem original a transmitir.
O que vimos anteriormente diz respeito ao emissor. Mas como é que o recptor verifica se houve erros na trasmissão? Para isso e necessário que no receptor esta menssagem, agora já com CRC, seja novamente dividida por uma chave da