Codigo de barras e logística
Automação de fluxo de materiais
A logística no contexto da Cadeia de Abastecimento, engloba todo o fluxo de materiais desde os fornecedores de matérias-primas básicas, passando pelos diversos processos de manufatura e serviços, até a entrega do produto acabado e serviço ao consumidor final.
O percurso
Neste percurso, o material é processado, movimentado, estocado, manuseado, embalado e transportado, sofrendo diversos tipos de atividades que asseguram que o mesmo esteja conforme as necessidades e expectativas do consumidor final.
A TI
Dentre as atividades relacionadas com esta logística de fluxo”físico”, existem inúmeras soluções automatizadas para realização das mesmas. Por traz destas soluções para automação de materiais existem soluções de tecnologia da informação responsáveis pelo controle destes sistemas.
Classificação das atividades
Processamento; Movimentação; Estocagem; Manuseio e embalagem; Transporte.
Movimentação
A movimentação de materiais entre equipamentos, postos de trabalho ou entre áreas relativamente próximas (ex. fábricas dentro de uma mesma planta industrial) conta com uma vasta gama de sistemas automatizados:
AGV (Veículos Automaticamente Guiados) Empilhadeiras automaticamente guiadas Monovias eletrificadas Transportadores contínuos Sistemas de sortimento e redistribuição automáticos Sistemas de carregamento de veículos automáticos
AGV (Veículos Automaticamente Guiados) Veículos de movimentação horizontal que deslocam o material de um ponto ao outro, controlados por computador.
Empilhadeiras automaticamente guiadas Veículos de movimentação horizontal e vertical que deslocam material de um ponto ao outro, inclusive estocando os mesmos, controlados por computador.
Monovias eletrificadas Áreas ao nível do chão, as monovias eletrificadas movimentam materiais através de carros comandados por computador.
Transportadores contínuos
Alguns destes sistemas podem