Codigo chevrolet injeção
Objetivo:
O objetivo desse texto é explicar de forma simples e mais completa possível o teste do código lampejante para que todos os proprietários de Corsas possam aprender a fazer isso por si só sem a necessidade de scanners.
Introdução:
O sistema de injeção Delco Multec, que é o sistema dos Corsas, permite que se faça o rastreamento de erros e defeitos através da própria lâmpada de anomalia do sistema. Esta é aquela amarela do painel que se acende quando vai dar partida e apaga-se após alguns segundos.
O rastreamento será dado através do jampeamento de dois terminais do conector de diagnóstico. Mas primeiro devemos conhecer sua localização e o seu tipo. Nos corsas, até o ano de 1999, foi utilizado o conector ALDL de 10 pinos, de 2000 em seguida é o conector de formato padrão ODB-II. Seguem as fotos abaixo.
Quanto à localização, os conectores estão colocados junto à caixa de fusíveis.
Para rastrear, é necessário jampear, ou seja, fazer uma ligação dos terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL 10 ou os terminais 5 e 6 do conector de diagnóstico OBD-II e em seguida ligar a chave de ignição (sem dar partida). Para a ligação você pode utilizar um fiozinho qualquer com as duas extremidades descascadas.
Ao jampear o conector cuidado para não danificar os terminais.
Reconhecendo os códigos:
Depois de feito o jumper e ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção localizada começará a piscar. São justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM do sistema de injeção.
As piscadas ocorrem em uma seqüência lógica, como o exemplo dado a seguir:
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
Note que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta, em sequência mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa