CODESP
O Porto de Santos é um dos maiores do mundo, com uma área de 7,7 milhões de m², 13 Km de extensão de cais, uma usina hidrelétrica para armazenamento próprio e respondendo por ¼ da movimentação da balança comercial brasileira muita gente tem conhecimento. Mas entender quais as atribuições da Codesp .
A Codesp comemorou o aniversário de 120 anos do Porto de Santos oferecendo à sociedade e, em especial, à rede municipal de ensino, uma cartilha, o Museu Virtual e o livro Paisagens Culturais da Baia de Santos, desenvolvidos pelo Programa de Gestão de Patrimônio Cultural do Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos. A cartilha contém conceitos de patrimônio, arqueologia, sítios sambaquis, construção em palafita e muitos outros. O Museu e o livro abrangem a história documentada do porto e sua região e a coletada através de depoimentos de trabalhadores portuários e cidadãos das regiões no entorno da avenida Perimetral de Santos.
O Porto de Santos, que teve sua origem vinculada ao comércio do café, contribuiu para a melhoria das condições sanitárias da região, desempenhou papel preponderante no desenvolvimento industrial do estado de São Paulo e do Brasil e continua participando, expressivamente, nas transações comerciais efetuadas com o mercado externo - cerca de 26% da balança comercial do país é movimentada por Santos.
Além de toda importância para o desenvolvimento econômico, viabilizando o comércio marítimo a partir de Santos e do marco que se tornou para a engenharia portuária, a construção do Porto de Santos representou, ainda, a solução para o grande problema de epidemias que assolavam a região devido, principalmente, à insalubridade que a área estuarina representava no final do século passado, juntamente com a enorme região de várzea na cidade.
O Porto de Santos sempre representou o papel do grande agente propulsor do desenvolvimento, influindo diretamente também na expansão econômica de