Cod e obras de Conquista
Os avanços na Engenharia na segunda metade do século XIX podem ser entendidos através das Exposições Universais, pode-se dizer que esta abria uma nova era no processo industrial e comercial do modo de produção capitalista. Essas exposições permaneceram nacionais até a segunda metade do século XIX, pois no ano de 1850 essa situação foi modificada. Em Londres, no ano de 1851 ocorre a primeira Exposição Universal, essa não seria mais uma simples feira comparada as que ocorriam a séculos em vários lugares da Europa e do Mundo, mas esta seria a primeira feira moderna de exposição, para que cada país pudesse mostrar o que de melhor era produzido por sua industria.
O mundo foi surpreendido na área de arquitetura e engenharia logo na primeira edição da Feira mundial de Londres de 1851, com a construção de um armazém em ferro e vidro, o Palácio de Cristal, considerado uma construção revolucionária para a época. “O edifício não encontrou oposição, e a impressão produzida em todos os que vêem foi de tão romântica beleza que se podia ver reproduções do Palácio nas paredes de fábricas em remotas aldeias alemãs” (L. Brucher, emigrado político alemão).Esta construção estava destinada a passar uma mensagem da Inglaterra como “a senhora do mundo” na época, o sucesso do Palácio de Cristal foi tão grande que decide-se construir um semelhante, mas no centro do edifício é inserido uma cúpula monumental.
A exposição de Paris, sobre a tomada da bastilha , é, sob aspectos de todas resenhas do século XlX, também é organizado no campo de marte e são conjuntos de edifícios, os palácios com a planta baixa em U, a galaria e a tava de 300 metros, construída pelo arquiteto J. Fornigé (1845-1926) é uma bola complexo carregando a cúpula no alto com decorações nem sempre felizes são marcantes dentre as construídas até então em ferro, veio a galeria projetado C.H LF .Dulest (1845-1906) com cálculos estrutural acompanho várias obras de