Coco
1º. Sombart/Weber:
-> Buscou totalidade dos aspetos representados no espirito que tem inspirado a vida de toda uma época. Esse espírito é um conjunto de empreendimento ou aventura de um espirito burguês de prudência ou racionalidade.
-> Homem pré-capitalista: necessidades naturais
-> Homem capitalista: vê na acumulação de capital o motivo dominante da atividade econômica. Atitude em busca do lucro, racional e sistematicamente.
2º. -> Capitalismo a partir do ato de produzir e vender -> atacadista adianta $ p/ a compra de artigos c/ objetivo de venda c/ lucro.
-> Sistema de economia de trocas -> LUCRO!
-> Inclui o sistema artesanal.
-> Sistema comercial.
3º. Marx:
-> Trabalho como mercadoria, comprador e vendido como qualquer outro produto.
-> ORIGEM: classes menos favorecidas tendo como [única fonte de subsistência o trabalho.
-> Exclui o sistema artesanal independente.
-> Somente a existência de comércios e empréstimos não bastam o/ constituir uma sociedade capitalista.
O modo de produção escravista
-> A escravatura representava a mais radical degradação do trabalho rural imaginável: a conversão dos próprios homens em meios de produção inertes através de sua privação dos direitos sociais e sua assimilação jurídica a bestas de carga.
-> A escravatura era a mais drástica comercialização urbana de trabalho: redução de pessoa como objeto de compra e venda nos mercados metropolitanos.
-> Destino dos escravos -> trabalho agrário.
-> Eram a mola econômica que unia a cidade e o campo.
-> Constituíam uma forma alternativa de trabalho.
A formação do regime feudal: A servidão e o lugar que ocupam as comunidades aldeãs - O esquema que Engel - 1º) Durante o Baixo Império: colonos somente precursores, dos servos da Idade Média. 2º) nova vida a antigas estruturas camponesas, as quais seriam enquadradas lentamente por um novo sistema de relações jurídicas-políticas. 3º)