coco
Pág.
Índice…………………………………………………………………………………………………………….
1
Introdução……………………………………………………………………………………………………..
2
Ética antropocêntrica…………………………………………………………………………………….
3
Ética da vida senciente…………………………………………………………………………………..
4
Ética da vida…………………………………………………………………………………………………..
5
Conclusão………………………………………………………………………………………………………
6
A industrialização e o impacto ambiental
Uma das áreas da filosofia é a ética aplicada. Esta ética trata essencialmente das teorias éticas e problemas práticos. Um dos ramos é a ética ambiental, trata de teorias éticas e problemas práticos relacionados com o ambiente.
Ao longo dos anos tem-se vindo a assistir ao crescimento da industrialização, mas podemos ver nas notícias que esse facto tem muitos aspectos negativos. Devido á industrialização, muitos químicos e materiais poluentes são mandados para os rios e mares poluindo-os e provocando a morte de milhões de espécies de peixes. Mas também para além dos rios também as florestas sofrem com este problema. Um problema que ameaça todo o planeta é o problema do buraco na camada de ozono e do efeito de estufa que muitos defendem ter sido causado pela sucessiva industrialização ao longo dos anos. Desta forma constata-se que o impacto ambiental provocado pela industrialização é negativo.
Contudo a destruição ambiental já existia antes da industrialização. Por isto a industrialização não é a única responsável pelas alterações ambientais. Mas as causas dos impactos ambientais têm a ver com as ações dos homens. Por exemplo á cerca de 13000 anos quando os seres humanos chegaram às Américas, esta possuía uma megafauna, contudo hoje em dia já não existe, o que levanta a pergunta do que terá acontecido a todos estes animais que lá existiam.
Contudo só agora nos apercebemos das consequências dos nossos atos devido aos avanços tecnológicos que nos permitiram conhecer as causas e as consequências das nossas ações. Como nós atualmente sabemos as