Coca Cola
A Coca-Cola surgiu através de um farmacêutico chamado John Pemberton na cidade de Atlanta, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Em 1884, foi lançada uma bebida alcóolica chamada “Pemberton's French Wine Coca” e era uma mistura de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool. Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola e pertencente à The Coca-Cola Company, empresa que comercializa seus produtos em mais de 200 países. O nome coca-cola é porque, ela era fabricada originalmente com folhas de coca e com a noz-de-cola. As mais antigas garrafas usadas para Coca-Cola continham somente o xarope, e não a bebida gaseificada que nós conhecemos hoje. Após a sua invenção John Pemberton usava garrafas lisas com rótulos de papel marcados "Coca-Cola Syrup and Extract" para distribuir o xarope para as fábricas de refrigerantes. A feliz solução carbonatada surgiu em 1887 quando um cliente misturou o xarope com água gaseificada.
Foi escolhida uma variante clara do verde (“Verde Georgia”) em homenagem ao lar-origem da Coca-Cola. A garrafa protótipo tinha uma exagerada saliência ao meio, que foi modificada para se encaixar nos equipamentos automáticos de engarrafamento. Em 1920, a nova garrafa padronizada, chamada de garrafa Saia-Funil por lembrar a forma do vestido de moda da época, foi usada em todos os Estados Unidos.
Após renovar a patente da garrafa em 1923 e registrar a sua forma numa patente de design em 1937, a Companhia registrou a clássica garrafa Saia- Funil como marca registrada em 12 de Abril de 1960.
Esta garrafa rapidamente se tornou o símbolo mais forte da marca e, apesar da tendência para a utilização de latas de alumínio desde 1955 e de embalagens de plástico desde finais dos anos 60, manteve a sua posição dominante no engarrafamento da Coca-Cola.