coca cola
MAGER, Gabriela B.
Mestre
Universidade do Estado de Santa Catarina gabriela@th.com.br Resumo
Este artigo aborda a aproximação de modelos de análise semióticos aos métodos projetuais em design. A partir da evolução do design, percebe-se que, com o passar dos anos, a maior parte dos produtos passa a apresentar a função simbólica como elemento de diferenciação. No mundo competitivo, analisar o que uma imagem/produto significa torna-se imperativo para a fundamentação de projetos em design, seja de uma cadeira, revista ou logotipo. Modelos de análise de semiótica tornam-se importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos em design.
Palavras chave: Semiótica, Design, Metodologia projetual
Design é projeto e Semiótica é significação
Design é uma atividade que surgiu com a Revolução Industrial, pela necessidade de melhoria da qualidade dos produtos industriais. No início do século XX, o design passa a ser considerado profissão, cujos primeiros profissionais advindos das artes, passam a aliar a harmonia das formas às tecnologias industriais disponíveis. Ou seja, faziam a união entre arte e técnica.
Paralelamente ao desenvolvimento industrial, observou-se o desenvolvimento urbano, com uma população cada vez mais disposta a novidades, conhecimentos e entretenimento. A área gráfica também se desenvolve com profissionais que aliam a composição gráfica aos novos meios de produção e comunicação. Surgido da união da arte, tecnologia, e atendimento às necessidades sociais, e em sua evolução interfaceando com cada vez mais áreas de conhecimento, o design evolui a cada dia, buscando aprofundamento em áreas de conhecimento que possam auxiliar e otimizar o processo projetual.
Designers criam com método próprio, utilizando ferramentas e técnicas, e é por meio deste domínio, conhecimento e, também, do seu potencial criativo que passam a ser reconhecidos no campo profissional. Diz-se que o designer é
como