Coca-Cola
Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola pertencente à The Coca-Cola Company que comercializa em mais de 200 países e na grande maioria ela é a líder em vendas. Tem origem nos EUA, o seu criador foi John Pemberton e lançou o refrigerante em 1886. O seu slogan é: “Abra a felicidade”
A coca-cola surgiu de uma ideia de John Pemberton que após a guerra civil decidiu criar uma invenção que revolucionasse o mundo e todos comercializassem o seu produto. As suas tentativas, no início, não foram bem-sucedidas até que encontrou Frank Robinson que se tornou seu sócio.
No dia 8 de maio de 1886 era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua caligrafia para fazer o logótipo. O produto era uma bebida com água carbonatada, servida em copos de vidro.
Em 1888, devido a problemas de saúde e financeiros, Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1750 dólares (1.297,46 euros) e, acabou por falecer dois anos depois de ter inventado a bebida que se tornou num dos maiores símbolos americanos.
A história da Coca-Cola em Portugal
Em 1928, Fernando Pessoa escreveu o slogan de lançamento da Coca-Cola: “Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se”. A Coca-Cola viria a ser proibida pelas autoridades, por, alegadamente, se tratar de um produto viciante. A Coca-Cola foi proibida em Portugal até 1974 e começou a ser comercializada, legalmente, a partir do dia 4 de julho de 1977.
Coca-Cola no Mundo
A Coca-Cola é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. Nos países do Médio Oriente e Ásia, como nos territórios palestinos e na Índia, a Coca-Cola é menos popular, por um lado devido ao sentimento antiocidental, por ser extremamente popular em Israel e, por outro, por não ter condições para ser fabricada. Há poucos anos, a Mecca-Cola, uma versão "islâmica" da Coca-Cola, tem feito grande sucesso no Oriente Médio.
RELAÇÃO