coca cola company
1) Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida.
Neste estudo de caso a abordagem utilizada é a Neoclássica, pois se percebe pela maneira que o australiano Douglas N. Daft que estava na Coca Cola Company há três décadas administrou a empresa.
As características relevantes que definiram esta abordagem são: Ênfase nos princípios gerais de administração (redirecionou o foco anterior de venda de produtos licenciados em lojas de varejo para o espaço cibernético); Ênfase na prática da administração (cortou custos dramaticamente, eliminando 6 mil empregos e dispensou a agência de propaganda interna que tinha administrado a conta da marca durante a década de 90); Reafirmação relativa dos postulados clássicos (reconheceu erros das administrações passadas e admitiu publicamente que a coca cola não conseguiria atingir as metas de crescimento econômico); Ênfase nos objetivos e resultados (com a grande experiência em vender coca cola no exterior, Daft estava na posição perfeita para restaurar a glória da empresa); Ecletismo da teoria clássica (Daft estudou o cenário da coca cola antes de tomar suas decisões); e por fim a centralização versus descentralização (a chave de seu plano é transferir a autoridade para os administradores locais,que farão determinações cruciais sobre produtos,propaganda e outras questões vitais de acordo com os gastos locais).
2) Com base no estudo de caso,qual abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique a resposta.
A abordagem moderna da administração II que pode ser aplicada é a Reengenharia que é definida formalmente por Hammer e Champy como “o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento, e