COBRE
•Como
são encontrados;
•Método
de obtenção;
•Reatividade;
•Produtos
principais, usos e custos.
COBRE:
• Foi encontrado pela primeira vez na Ilha do Chipre. É um metal reconhecido por sua cor marrom avermelhada, sua fratura serrilhada e com um brilho levemente opaco de aspecto agradável. Além disso, por ser um metal dúctil, com alta densidade, maleável, ótimo condutor de eletricidade, é um metal macio, não se oxida em contato com o meio ambiente e não é corrosivo. Os cristais são usualmente malformados e em grupos ramificados e arborescentes. Possui símbolo químico Cu, massa atômica
63,55g mol-,originado do latim
“cuprum” .
É encontrado na natureza na forma de calcopirita CuFeS2, existem outros, porém este apresenta um teor mais alto do metal, além de ser um dos metais que podem ser encontrados em estado elementar.
Em contato com ar atmosférico por tempo prolongado o cobre sofre oxidação formando em sua superfície uma película tóxica oriunda de uma mistura de óxidos, hidróxidos e carbonatos, de cor verde comumente chamada de azinhavre.
MÉTODO DE OBTENÇÃO
O cobre nativo acha-se difundido na natureza sob a forma de filões, mas, usualmente, em quantidades pequenas. É encontrado, comumente, nas zonas oxidadas dos depósitos de cobre, associado à cuprita Cu2O, à malaquita Cu2CO3(OH)2 e à azurita Cu3(CO3)2(OH)2 .
Também pode ser encontrada na calcopirita (CuFeS2), sulfeto duplo de ferro e cobre. A obtenção de cobre a partir da calcopirita é feita através das seguintes etapas:
a) Trituração e concentração do minério por flotação:Este processo consiste em juntar ao minério previamente triturado uma mistura de água e óleo. O óleo envolve os minerais metálicos e a água encharca as impurezas. Em seguida injeta-se uma corrente de ar que faz o óleo espumar na superfície, arrastando com ele os minerais metálicos, de modo que, ao se separar a espuma, têm-se os minerais concentrados.
b) Ustulação do minério: É a queima de um minério qualquer que
contenha