Cobre
Nome: Mariana Reis Covalesky
Disciplina: Química Geral e Experimental
Curso: Engenharia Civil
Turma: T21 A
Cobre
O cobre é um elemento de transição de símbolo Cu.
químico
metal
É encontrado na natureza principalmente na forma de calcopirita (CuFeS2), forma que apresenta um teor mais alto do metal, mas existem várias outras formas em que é encontrado.
2
Propriedades Físico-químicas
É um metal macio, maleável e dúctil. Encontra-se no estado sólido em temperatura ambiente (20°C).
Está localizado no grupo 11 da tabela periódica, possui número atômico 29, massa atômica 63,55 g/mol. Densidade de 8,96 g/cm³; Ponto de fusão:
1083ºC; Ponto de ebulição: 2595°C; Coeficiente de dilatação térmica linear: 16,5 x 10-6 cm/cm/°C;
Resistividade elétrica: 1,673 x 10-6 ohm.cm; Pressão de vapor: 101 mm Hg; Condutividade elétrica: 101
% IACS; Calor latente de fusão: 50,6 cal/g; Calor específico: 0,0912 cal/g/°C; Forma cristalina: Cúbica de faces centradas.
3
Propriedades Gerais
O cobre forma diversos compostos, sendo o principal o sulfato de cobre (CuSO4). Esse sal em estado anidro é de coloração acinzentada, porém, em contato com o ar da atmosfera absorve a água e adquire a forma penta-hidratada (CuSO4· 5H2O), de coloração azul, utilizado como algicida e agente conferidor para água de piscinas.
4
Propriedades Gerais
A purificação deste metal pode ocorrer de duas formas: Através do aquecimento dos minérios em que ele se encontra ou após o aquecimento, passar por eletrólise para a obtenção de um maior grau de pureza. O cobre apresenta dois estados de oxidação
Cu+ e Cu+2, pode ser identificado facilmente com a adição de solução de hidróxido de sódio formando um precipitado gelatinoso de cor azul intensa.
5
Propriedades Gerais
Com coloração avermelhada e com um brilho levemente opaco, é um dos metais mais importantes industrialmente, por apresentar alta condutibilidade elétrica e térmica.
Em geral, suas