Cobre
Resíduos de mineração & rendimento (2000) Metal
Resíduo (milhões/t)
Produção (milhões/t)
% que virou metal Ferro 2.113
845
40 Cobre 1.648 15 0,91 Ouro 745 0,0025 0,00033
Em 1999 aproximadamente 9,5 bilhões de toneladas foram retirados da terra. Apesar de ser a céu aberto ou subterrânea, a mineração é uma atividade extremamente agressiva ao meio ambiente, modificando de forma complexa a vegetação original. Este fato acaba ocasionando enormes crateras, espaços de quilômetros de extensão que ficam inutilizados muitas vezes após a desativação da mina. Como exemplo temos a mina de Chuquicamata, maior mina a céu aberto de cobre, explorada há 100 anos. São retiradas 600 toneladas por dia, sendo apenas 1/3 mineral. Possui 4 quilômetros de largura, 6 quilômetros de largura, 850 de profundidade.
A mineração é uma das atividades que menos evoluiu em termos de redução de impactos ambientais, isto se deve principalmente por gerar impactos mais duradouros, com poluição mais impactante e danos com custos mais elevados, outro fato importante é em relação aos retornos financeiros, estes não são muito imediatos se comparados com outras atividades financeiras, como por exemplo, a exploração de derivados de petróleo; menor margem de lucro, mão-de-obra menos qualificada, entre outros.
Portanto podemos concluir que se quisermos garantir que futuras gerações irão ter de onde extrair, a solução mais plausível seria a redução do consumo de nossa geração.
- Impactos do Cobre e suas especificidades Os impactos de mineração do cobre incidem em águas subterrâneas e superficiais, pequenas