Cobre Prata
Departamento de Química
IC 619 – Química Inorgânica Experimental
Profº: Geovan de Souza Silva
COBRE - PRATA
Gabriela Nascimento Pereira – 201002515-4
Matheus Oliveira de Souza – 201102029-6
2013/1
I-
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Todos os elementos do grupo 11 têm um elétron s externo, além de um nível d completo.
Apresentam mais diferenças que semelhanças em suas propriedades. Os três metais possuem a mesma estrutura cristalina (cúbica de empacotamento compacto). Conduzem particularmente bem a eletricidade e o calor, e tendem a ser pouco reativos. Os únicos íons simples que podem ser encontrados na solução são: Cu+2 e Ag+. O estado de oxidação mais estável varia com o elemento: Cu (+II), Ag (+I) e Au (III).
ESTADOS DE OXIDAÇÃO
Os elementos Cu, Ag e Au podem ser encontrados nos estados de oxidação (+I), (+II) e
(+III). Contudo, os únicos íons hidratados simples estáveis em solução aquosa são os íons Cu+2 e Ag+. Os íons monovalentes Cu+2 e Au+ se desproporcionam em água e, por isso, só podem existir na forma de compostos insolúveis ou complexos. Cu (+III), Ag (+III) e Ag (+II) são oxidantes tão fortes que conseguem oxidar a água. Assim, só ocorrem quando estabilizados na forma de complexos ou compostos insolúveis.
PROPRIEDADES GERAIS
Os metais do Grupo 11 (Cu, Ag e Au) apresentam as maiores condutividades elétricas e térmicas conhecidas. São os mais maleáveis e mais dúcteis dos metais estruturais. Essas propriedades estão associadas à sua estrutura de empacotamento cúbico compacto. Quando uma força suficientemente grande é aplicada, um pode ser forçado a se deslocar sobre o outro.
A estrutura é muito simples, de modo que, mesmo quando ocorre esse deslizamento, a estrutura cúbica regular de empacotamento compacto é preservada.
Os elementos do grupo 11 diferem dos elementos do Grupo 1 por terem um penúltimo nível contendo 10 elétrons d. A fraca blindagem propiciada pelos elétrons d faz com que o tamanho dos átomos dos elementos do grupo do Cu