cobit
Com o aumento das aplicações móveis em ambientes corporativo, seja ela pela necessidade do negócio, ou por utilização particular de dispositivos pelos funcionários vai transformar o mercado de segurança da informação e cada vez mais terá que usar os princípios básicos da segurança da informação.
Disponibilidade: Garantir que a informação esteja sempre disponível;
Integridade: Garantir a exatidão da informação (que a informação não seja modificada);
Confidencialidade: Garantir que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas;
Autenticidade: Garantir que a informação é autêntica;
Não Repudio: Garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação;
O desafio é fazer com que os acessos às redes, pelo mais variado tipo de dispositivos, sejam cada vez mais seguros. E no caso de roubo ou furto abrem caminho para uma série de riscos de segurança.
Para a proteção das informações, haverá a necessidade de políticas bem definidas, tanto para o uso dos dispositivos móveis, como também as informações que podem ser inseridas neles.
Com a utilização cada vez mais comum nas empresas, de equipamentos particulares, sendo utilizados para acesso ou transmissão de arquivos. É a partir daí que começa o perigo. Pois as empresas, necessitaram ter a soluções para poderem bloquear, e monitorar as transferências de arquivos e documentos, entre servidores e dispositivos. As políticas de DLP (prevenção de perda de dados), serão mais eficazes do que se preocupar com individuais de cada funcionário.
Segundo a Trend Micro, fornecedora de soluções de segurança, aponta a criação de 10 novos tipos de ataque phishing, no primeiro trimestre de 2013. Esta técnica se baseia, em enganar o usuário se fazendo de uma empresa idônea, seja através de uma mensagem eletrônica, seja através de página da web. Esta técnica, que se aplica também a dispositivos móveis, através de mensagens SMS falsas. Onde o Brasil aparece, mundialmente, onde as