Coberturas e telhados
ARQUITETURA E URBANISMO
MAT. E TECNOLOGIAS DA CONSTRUCAO IIICOBERTURAS
O projeto de uma escola pública precisa ter duas premissas básicas, que garantem nada mais do que a qualidade mínima para o uso adequado pelas crianças: segurança e conforto. Por se tratar de uma obra pública, coloca-se em questão também o custo e facilidade de execução, de acordo com a mão-de-obra do mercado e sua qualificação.
Seguindo essas exigências, as telhas cerâmicas satisfariam as necessidades de projeto.
As telhas cerâmicas são um dos elementos mais antigos, tradicionais e mais utilizados para revestimento de coberturas no país. Por essa questão, os fabricantes esforçam-se para mante este material competitivo, desenvolvendo novos modelos que satisfazem as tendências do mercado e apresentam resistências cada vez mais elevadas, assim como sistemas de encaixe mais eficientes, garantindo a estanqueidade e vedação necessária. Existem telhas cerâmicas no mercado com resistência e proteção contra atuação de bactérias, fuligem e sujeira, tornando-a mais duradoura.
Devido ao seu material (barro), que é isolante térmico – estabelece uma barreira à passagem de calor entre o ambiente externo e interno-, proporcionam mais conforto térmico, tornando os espaços mais agradáveis e adequados ao aprendizado.
É um produto sustentável, que contribui para a sustentabilidade da própria construção. Porém, assim como todos os sistemas e trabalhos feitos em uma construção, é fundamental uma concepção adequada e uma execução correta de toda a sua estrutura e revestimento, assim como assegurar a sua manutenção ao longo da sua vida útil.
Enfim, com um revestimento em telha cerâmica é possível garantir ótimos níveis de estanqueidade, resistência e isolamento, originando coberturas com bons desempenhos e, ao mesmo tempo, devido à sua grande variedade de opções, construções arquitetonicamente e esteticamente atrativas.
A telha metálica tem vantagens interessantes para a