Coberturas em Policarbonato
O policarbonato é um material elaborado a base de resina que oferece transparência e alto nível de segurança. Normalmente utilizado em projetos de iluminação natural. Esse material é relativamente novo. Na verdade, um dos mais avançados polímeros no campo dos plásticos, sendo considerado um plástico de engenharia, ou seja, um material que reúne características de resistência que qualifica para aplicações de alta exigência. É um material de alta transparência e resistência a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.
O policarbonato é indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 89%. Por sua alta resistência a impactos é recomendado para cobrir áreas externas como gazebos, jardins de inverno, varandas, garagens, estufas e piscinas.
Por possuir proteção contra os raios UV, as coberturas de policarbonato possuem maior vida útil do que as telhas de fibra de vidro ou PVC, pois não amarelam e não perdem a transparência.
Resultante da reação entre derivados do ácido carbônico e o bisfenol, o policarbonato é muito utilizado em coberturas devido a sua transparência e resistência.
As telhas de policarbonato propiciam diversas sugestões decorativas ao ambiente, pois permite a utilização em coberturas com formas e curvaturas sem nenhuma emenda.
As chapas de policarbonato podem ser classificadas como telhas devido aos seus formatos semelhantes às telhas de aço galvanizado, telhas de alumínio e as telhas de fibrocimento e podem compor telhados, coberturas e fechamentos verticais com a combinação desses outros materiais.
Existem três tipos de chapas de policarbonato no mercado: as compactas, as alveolares e as refletivas, que são as que possuem melhor eficiência térmica. Na escolha do produto para aplicação principalmente em coberturas, deve-se levar em conta fatores como a luminosidade e o conforto térmico, além do efeito estético e o