cobertura
Neste ano, convidamos a indústria a se inscrever no 1º Prêmio Téchne de Inovação Tecnológica na Construção Civil. O objetivo era identificar e premiar os fornecedores pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras e capazes de melhorar a produtividade nas obras e o desempenho do ambiente construído. As inovações deveriam se enquadrar em uma das três categorias: a) Produtos e materiais de construção, b) Sistemas construtivos e c) Máquinas ou equipamentos.
Entre os dias 1º de março e 6 de maio de 2014, as empresas puderam efetuar a inscrição de seus produtos pelo site techne.pini.com.br, preenchendo um formulário e anexando um memorial técnico de defesa e fotos ilustrativas. Só poderiam concorrer produtos, sistemas ou equipamentos lançados nos últimos três anos.
Um júri técnico composto por cinco engenheiros (veja ao lado) avaliou todos os produtos. Cada jurado atribuiu uma nota de 1 a 5 para os seguintes critérios: I) Grau de inovação tecnológica; II) Disponibilidade de dados sobre o desempenho do produto; III) Aplicações relevantes em projetos no Brasil; IV) Ganho de produtividade; e V) Impactos sobre o meio ambiente e a sociedade. O resultado final, apresentado nas páginas a seguir, é uma lista de 14 produtos e sistemas construtivos de média igual ou superior a três que se destacam pelo alto grau de inovação tecnológica.
Em um mercado competitivo como o da construção civil brasileira, identificar produtos e sistemas construtivos realmente inovadores não é uma tarefa fácil. Todo ano, construtores e projetistas são apresentados a uma grande variedade de soluções criadas para otimizar processos, reduzir