cobertura
NOME: ADINEIA SANTOS n° 1 ANDRE PALOMO 7 CESAR MENDES 12 DAVID SOUZA 13 FÁBIO ROBERTO 16 LUIS FRANCISCO 26 MARCELO BRUM 28 Introdução
O sistema STEEL DECK trata-se de um sistema misto de laje, com a utilização de uma fôrma de aço galvanizado e concreto. Sendo seu formato trapezoidal em muitos casos, esse perfil faz exatamente a função de fôrma para a concretagem e também de armadura para as cargas.
A formação dessa laje é efetuada no local e sua base de aço não é retirada. Com o objetivo de evitar trincas, o STEEL DECK é normalmente composto também por telas eletrossoldadas que atuam como armadura negativa. Nos casos trapezoidais a ligação é mecânica e se dá por mossas (espécies de ranhuras). Por fim, as formas podem ser pintadas, na face inferior com tinta eletrostática.
Com a aplicação das lajes STEEL DECK temos bastantes pontos interessantes para a construção como benefícios arquitetônicos e econômicos, dispensa de formas e escoramentos, redução do peso, volume da construção e também do consumo do aço estrutural, além da facilidade para passagem de dutos para instalações.
A seguir, faremos a apresentação da fabricação dessas formas, seguido de algumas aplicações no setor civil e por fim faremos uma análise dos custos desse material.
Fabricação / Montagem
O Steel Deck é uma laje feita com uma estrutura de aço galvanizado (tração), em formato de telhas, com uma camada de concreto (compressão). O formato de trapézio da base metálica é utilizado como forma para a fase de concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço.
Conformado a frio e cobrindo uma largura útil de 820 a 840 mm, o Steel Deck possui nervuras largas e com a utilização de conectores de cisalhamento (stud bolts) permite a interação do concreto com o aço o que possibilita o cálculo de vigas mistas, permitindo uma redução do peso da