Cobertura plastica
Trata-se de um estudo comparativo entre o cultivo protegido (plasticultura) de videiras e o convencional da cultivar Moscato Giallo, para tanto avaliou-se a influência do uso da plasticultura sobre os componentes de rendimento da videira.
Realizou-se o estudo em Flores da Cunha, RS, Brasil, nas vindimas de 2005/2006 e 2006/2007, o sistema de condução em “Y”, o vinhedo está dividido em duas partes (a primeira coberta e a segunda parte descoberta). Avaliou-se a produção por planta, por hectare, número de cachos por planta e por metro quadrado, o número de sarmentos por metro quadrado, a massa e o comprimento do cacho, a massa de engaço, número de bagas por cacho e o diâmetro transversal das bagas.
O microclima foi avaliado com medições de temperatura e umidade relativa do ar, velocidade do vento, radiação fotossinteticamente ativa, altura do dossel vegetativo e dos cachos, usou-se um sistema programado para efetuar leituras a cada minuto e calcular a média em intervalos de 30 minutos.
A cobertura plástica propiciou em manter a temperatura mais elevada durante o dia, o que favoreceu a estabilidade de produção entre os ciclos, não afetando a massa da casca e polpa das bagas.
A ideia é apresentada coerentemente, necessita-se conhecimento prévio do assunto abordado, a plasticultura é uma prática moderna que propicia um rendimento de produção e de