COACHING
O processo de coaching comprrende uma sistemática de trabalho na qual uma pessoa ( o Coach) especializada e com técnicas corretas coopera para que a oura ( o Coachee) atinja seus objetivos e metas, por meio da exploração do autoconhecimento, da autoconsciência, da ampliação das estratégias existentes, das mudanças de atitudes e comportamentos e do desenvolvimento de competências especificas.
O concise Oxford Dictionary define o verbo Coach como “ensinar, treinar, dar dicas, preparar”. Na verdade isso não trauz de forma alguma a essência do Coaching, pois este diz respeito ao modo como essas coisas são feitas. Palavras como “ensinar” existem há milênios, porém o modo como as pessoas a utilizam pode determinar sua diferença, promovendo resultados distintos.
O processo de coaching teve início muito antes que se possa imaginar, ele é tão antigo quanto à própria humanidade. Tem suas raízes em princípios filosóficos e em práticas que remontam a Aristóteles, ao pensamento budista, à teoria de Gestalt e a diversos gurus de antologia e negócios. Na utilização mais cintemporânea este trabalho teve seu ponto de partida com Timothy gallwey (1996). Afirma ele que o “o adversário dentro de nossa rópria cabeça é o mais poderoso do que o “o adversário denro de nossa própria cabeça é o mais poderoso do que o que está do outro lado da rede”. Gallwey desenvolveu uma abordagem diferenciada para ajudar as pessoas a aperfeiçoarem seu jogo de tênis, em vez de berros ou instruções aos alunos, como fazia a maior parte dos “professores” da época. Ele baseou seus princípio na habilidade inata que o corpo humano possui de aprender a movimentar-se. Enetdnia que o papel do técnico era o de fazer perguntas de modo a contribuir para que o jogador ampliasse sua consciência sobre como jogava e fizesse os ajustamentos necessários.
O QUE O PROCESSO DE COACHING PROMOVE?
Muito além de técnicas ou processos que vêm ganhando espaço, o coaching passa ser uma habilidade essencial para lidar com