CO
Um contrato psicológico é uma relação que se estabelece entre o empregado e o empregador, reflectindo um conjunto de expectativas e obrigações mútuas.
Existem 3 tipos de contratos: transacional, equilibrado e relacional.
No caso prático apresentado podemos distinguir dois tipos de contratos psicologicos, um por parte do David e outro que se refere a todos os outros trabalhadores.
O contrato psicológico criado entre o David e a LHDesign foi um contrato de médio prazo denominado de contrato psicológico equilibrado como podemos verificar na seguinte citação "Cerca de 18 meses após a criação da LHDesign, o seu melhor desenhador, David Fernandes, forçado a escolher entre a sua carreira na empresa e a sua vida familiar...".
Um contrato psicológico equilibrado é um contrato onde a empresa , neste caso , o estúdio LHDesign deve oferecer ao seu empregado a oportunidade de desenvolver competências com valor no mercado como podemos ver onde diz "Quero fundar uma academia onde jovens artistas e designers de talento possam aperfeiçoar as suas competências".
O contrato dos restantes trabalhadores são contratos a longo prazo que se baseiam na confiança mútua e na lealdade para com a organização. Este contrato é o contrato relacional em que as recompensas são em grande parte a nível emocional como podemos verificar no texto " É verdade que não ganhavam tanto como os seus colegas de empresas mais ortodoxas, mas tinham um ideal a perseguir, pelo que as recompensas intrínsecas iam muito para além do dinheiro."
Neste contrato a implicação emocional é muito elevada e muitas das vezes a vida social nao existe como podemos reparar na seguinte frase presente no caso pratico "Os empregados da LHDesign trabalhavam muitas horas, entrando cedo e saindo tarde." e