Co Pia De Metalografia
1.1
A metalografia consiste em preparar e analisar um corpo de prova. É um estudo que consiste em estudar as estruturas dos metais ou sua constituição para relacioná-las com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.
Para a realização da análise, o plano de interesse da amostra é cortado, lixado, polido e atacado com o reagente químico, de modo a revelar as interfaces entre os diferentes constituintes que compõe o metal.
Esse tipo de analise é feito em microscópios metalográficos ou microscópis metalúrgicos. Esse tipo de microscópio possui baixo campo focal, permitindo assim apenas a observação de superfícies perfeitamente planas.
1.2
As etapas de um processo metalográfico consiste em cortar o material de amostra, lixar, polir e aplicar o reagente químico. Segue os passos com um melhor detalhadamento:
Corte: A amostra a ser realizada não deve sofrer alterações quando está passando por esse processo. Geralmente usa-se serras para um corte aproximado, ou seja, da quantidade que será analisada. Em seguida usa-se um equipamento chamado Cut-Off que faz um corte mais preciso.
Cortadora metalográfica “Precision” modelo M40
Fonte: Google
Embutimento: O propósito do embutimento é de proteger os materiais frágeis ou revestidos durante a preparação além de facilitar o manuseio das amostras. È utilizado também para produzir amostras de tamanho uniforme.
Existem dois tipos de embutimento, o quente e o embutimento frio.
O embutimento a quente é ideal para um alto giro do volume de amostras admitidas no laboratório. Os embutimentos restantes serão de alta qualidade, tamanho e forma uniforme e necessita de um curto período para ficarem prontas.
O embutimento a frio pode ser usado tanto para uma série de amostras admitidas em laboratório ou para amostras individuais. Geralmente as resinas para embutimento a frio costumam ser mais caras do que as resinas de embutimento quente.
Prensa de embutimento metalográfico
Fonte: Google/ Enila Equipamentos