Co-pc custo do produto
Durante um período, para a produção de materiais semi acabados e acabados, são utilizadas as ordens de produção para a coleta dos custos gerados, para a produção da mesma (consumo de matérias primas e semi acabados, e atividades utilizadas).
Após a determinação da tarifa real das atividades, os custos da ordem de produção deverão ser liquidadas. Por tratar-se de uma ordem de produção, ao liquidá-la, os custos são atribuídos ao material para qual a ordem de produção foi criada.
A determinação do preço real do material se dá através da execução do cockpit do fechamento de custos, considerando apenas os materiais com o controle de preço 3S.
Antes da execução do cockpit (geralmente executado na primeira semana do mês posterior), alguns passos são executados, para apuração do custo real.
Esses passos são por exemplo, os lançamentos reais de FI nos centros de custos (produtivo e manutenção), rateio e/ou distribuição dos valores, decomposição dos custos, determinação de tarifa real (atividades), determinação de WIP (work in process – quando necessário), liquidação de ordens (manutenção e produtivo), etc. Os passos podem variar, tendo mais transações envolvidas, dependendo da necessidade e o processo definido.
Segue as transações utilizadas para o processo desenhado da empresa Rexam:
'CUSTOS DE PRODUTOS - CUSTO REAL
COIO Verificar status de ordem de processo
KSS1 Determinar desvio de centro de custo
KSS2 Decomposição
KSII Determinação de tarifa
CON2 Reavaliação de ordem
KOB1 Verificação de Part Ind de ordem
KKS1 Determinar de desvio de ordem de produção
CO88 Liquidação de ordem
RKO7CO88 Liquidação de ordem - NOVA ALTERNATIVA
KOC4 Verificar saldo de ordem de produção
CKM3 Analise de preço
CKMLCP Cockpit de fechamento
OKP1 Bloquear lançamento em CO
S_ALR_87012277 Analisar registros contábeis gerados
S_P99_41000062 Lista de Preços e Valores de estoque
COIO: Sistemas info de ordens de