Cnpem
O LNLS começou a ser projetado em 1985 na gestão do ministro da Ciência e Tecnologia, Renato Archer, no governo do presidente José Sarney. Inaugurado em 1997, o LNLS foi concebido com base no conceito de Laboratório Nacional, que identifica instituições responsáveis pela operação de grandes máquinas de pesquisa, comprometidas com investigações estratégicas para o desenvolvimento do País, construídas com recursos do Estado e abertas ao uso da comunidade científica acadêmica e empresarial.
Esse modelo de organização, até então inédito no Brasil, permitiu aos pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa de todo o país – e do exterior – desenvolver investigações no estado da arte do conhecimento das propriedades físicas, biológicas e químicas de materiais sólidos, líquidos e gasosos. O mesmo modelo foi reproduzido nos outros três Laboratórios Nacionais que, ao longo dos últimos 13 anos, foram se formando em torno do LNLS: o de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o de Nanotecnologia (LNNano), este último em fase de implantação e ainda vinculado ao LNLS.
A atuação estratégica, a sinergia entre as várias áreas de ciência e, sobretudo, a qualidade das pesquisas desenvolvidas nas instalações oferecidas pelos quatro Laboratórios Nacionais sediados no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, constituem um dos maiores, senão o maior complexo depesquisa do Hemisfério