Cnidários
Curso técnico em guia de turismo 2° ano
Disciplina: biologia
Professor: Alcides
Aluna: Talita Rodrigues do Nascimento n° 40
Cnidários
Outubro de 2012
Introdução O nome cnidário refere-se á existência de uma célula, o cniblastos, especializada principalmente na captura de alimentos e na defesa contra agressores. O outro nome do grupo, celenterados, está relacionado à existência pela primeira vez entre os animais, de uma cavidade digestiva, um intestino primitivo. O filo era também chamado Coelenterata, que originalmente incluía os pentes-do-mar, atualmente considerado um filo separado, composto por animais também gelatinosos como as medusas, mas com características próprias. Os cnidários ou celenterados é filo de animais aquáticos, predominantemente marinhos. Pertencentes ao reino animália. Sua característica e organização corporal estão expostas nesse trabalho com objetivo de informar e qualificar todos os nossos conhecimentos.
Desenvolvimento
Características Gerais: Os cnidários são organismos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos, que ingerem o seu alimento. São diblásticos, acelomados, assimétricos ou radiais. O habitat é aquático, geralmente marinho, livre natantes ou bentônicos sésseis. São predadores de animais ou filtradores de microrganismos. São seres ectotérmicos.
Eucarionte: possuem células com o núcleo individualizado pela carioteca (membrana nuclear). São formados por células eucarióticas. Pluricelular (multicelular): o corpo é formado por várias células. Heterotrófico: a energia para sustentar o seu metabolismo