cnidários
No filo Cnidária são classificados os corais, as águas-vivas, as anêmonas, as caravelas e as hidras, animais aquáticos, quase todos marinhos.
1-MORFOLOGIA E FISIOLOGIA
Os cnidários são diblásticos (na fase embrionária apresentam apenas ectoderme e endoderme) e possuem simetria radiada, que permite às formas sésseis entrar em contato com o ambiente em várias direções, facilitando-lhes a captura de alimento.
Há duas formas de animais:
*Polipoide ou polido- é cilíndrica, séssil ou com pouca mobilidade, com uma das extremidades apoiada em um substrato qualquer e a outra livre; a abertura bucal é rodeada de tentáculos; as anêmonas servem de exemplo dessa forma;
*Medusoide ou medusa- é arredondada (em forma de guarda-chuva), apresenta movimentos causados pela concentração do corpo, lança jatos de água e tem vida livre; corresponde a um pólipo invertido, com a boca na parte inferior, também apresenta tentáculos na periferia do corpo; a água-viva é um exemplo dessa forma.
Alguns só apresentam a forma pólipo ao longo da vida; outros apenas a forma medusa; há também cnidários que alternam as duas formas durante o ciclo de vida.
REVESTIMENTO, SUSTENTAÇÃO E MOVIMENTOS
A parede do corpo dos cnidários é formada pela epiderme e pela gastroderme. Entre ambas, esta um material gelatinoso, a mesogleia.
Na epiderme, estão as células mioepiteliais, ligadas ao sistema nervoso e que agem como músculos, contraindo o corpo do animal e provocando movimento nas formas móveis ou mudança da forma do corpo. Entre essas células, há outras menores, as intersticiais, importantes na reprodução.
Na superfície do corpo, há células exclusivas desse grupo, os cnidócitos, que se originam de células indiferenciadas, os cnidoblastos, e são responsáveis pela defesa contra predadores e pela captura de presas. Dentro dos cnidócitos, há uma cápsula, o nematocisto, que contem uma espécie de fio enrolado, com uma ponta que