CNIDARIA
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CNIDARIA
SÃO GONÇALO, RJ
JULHO - 2012
STEPHANIE COSTA
PATRÍCIA ARAÚJO
LUANA BARBOZA
JÉSSICA ELISA
JOSANNIZY LINO
CNIDARIA
Trabalho apresentado ao Professor Luís Felipe Skinner da disciplina de Zoologia I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
São Gonçalo, RJ
Julho - 2012
INTRODUÇÃO
Os representantes do filo Cnidaria são animais bem simples, na maioria marinhos , algumas espécies estão entre as mais peçonhentas que se conhecem, muito bem temidos pelos banhistas em praias brasileiras, pois elas possuem células urticantes chamadas de cnidócito, que chegam a causar danos ao homem. Esse filo tem como representantes as hidras, medusas, águas vivas, corais, anêmonas do mar e caravelas e são distribuídas em quatro classes hydrozoa, scyphozoa, anthozoa e cubozoa. Os membros deste filo se apresentam em duas formas estruturais distintas, medusa, no qual é vida livre e pólipo, que vivem fixos a substatos ou então se deslocar através de movimentos do tipo “mede palmos” e por cambalhotas.Neste trabalho vamos entrar no mundo destes animais de uma simplicidade fascinante.
Características gerais
Os cnidários são animais de construção simples, de hábito marinho, mas há poucos de água doce, coloniais e solitários. Neste filo estão as águas vivas, corais, leques do mar, anêmonas do mar, entre outros. O plano corporal desses animais apresenta dois padrões básicos: o pólipo e a medusa. Os pólipos são sésseis, têm o corpo tubular ou cilíndrico, com boca e tentáculos direcionados para cima, enquanto que as medusas são móveis e os tentáculos direcionados para baixo como representado a seguir.
Apesar de existirem dois tipos morfológicos básicos, todos os cnidários